Pede-se a opinião dos leitores para a seguinte votação:
Estando em vista uma nova actividade, deparamo-nos com o dilema de seleccionar entre estes dois temas. Como não fomos capazes de chegar a consenso, pede-se a vossa opinião, escrevendo um comentário onde esteja o nome da canção da vossa preferência:
Tive conhecimento de que têm tido dificuldade em publicar comentários no neste blog. Para a publicação de comentários não se esqueçam de preencher todos os campos de carácter obrigatório, e reparem se no topo da janela de publicação de comentário surge um texto que diz qualquer coisa tipo "a sua mensagem foi enviada". Caso contrário, provavelmente não irá surgir no blog.
Estou a pensar em começar gradualmente a abandonar este blog, já que nunca foi meu objectivo estar a fazer a sua actualização sozinho. E como ninguém me pediu para ser adicionado como autor deste blog, considero que já não há grande interesse em continuar a publicar mensagens, visto que na prática nunca foi o veículo do qual estava à espera.
Não existe meio mais seguro para fugir do mundo do que a arte, e não há forma mais segura de se unir a ele do que a arte
Era uma vez um anjo. Ou era uma vez uma bruxa?
Mas era diferente de todos os outros anjos, porque tinha perdido as suas asas. Ou era diferente de todas as outras bruxas porque era mesmo muito feia?
Para conseguir recuperar as suas asas, tinha de descer à terra e ajudar um rapaz que estava a passar por momentos extremamente difíceis da sua vida. Ou assustava todas as pessoas com a sua horrorosa aparência, que só um rapaz tinha conseguido perceber que era falsa, que afinal de contas a bruxa era uma rapariga extremamente bonita, razão pela qual se tinham apaixonado?
O anjo salva o rapaz, ou a bruxa salva o rapaz?
Era uma vez uma bruxa, ou era uma vez um anjo?
... que comecem a trazer ideias para um novo projecto. Sem vergonha, venham directamente falar comigo. É que não vai valer a pena estar a convocar todos novamente sem uma base de trabalho por trás.
E entretanto, lembrei-me que não cheguei a ver o vídeo do dia 14 de Junho.
Volto a lembrar, quero que a iniciativa seja vossa.
Aqui fica um video feito com uma vulgar câmara de filmar, com uma simples, embora brilhante montagem...
Este será provavelmente o último ano lectivo em que irei leccionar neste estabelecimento de ensino, e como tal, gostaria de o aproveitar da melhor maneira possível, abraçando um projecto no qual todos os que poderão participar se identifiquem.
No entanto, em oposição ao que anteriormente foi feito, gostaria de minimizar ao máximo a minha participação, dando oportunidade a todos os intervenientes de contribuirem com as suas ideias.
Penso que já todos têm uma ideia do que é possível fazer com um pouco de boa vontade.
Agora, é a vossa vez.
Concerteza, o primeiro pensamento é de que não é possível. Contrariem-no, é assim que o faço na maioria das vezes, até ao ponto em que tenho de colocar um travão porque já ultrapassei em larga escala aquilo que previamente tinha idealizado.
Parte tudo de uma ideia, de uma situação que queremos transformar em algo maior, que mais tarde poderá ser apresentado a outras pessoas. Uma palavra, uma pequena frase, uma quadra, um poema, uma história, transformada em música.
Se estiverem interessados, e acham que estão à altura do desafio, contactem-me.
Primeiro, informo que será muito improvável, para não dizer impossível, a apresentação da actividade na Feira da Moita. Torna-se muito complicado estar isolado a trabalhar para ver concretizada esta proposta.
Segundo, há a possibilidade de voltar a apresentar a actividade no início do ano lectivo, para os alunos que irão entrar no quinto ano de escolaridade. Como é lógico, dependerá do vosso interesse.
Terceiro, fui contactado para pertencer a um grupo de professores na B.E.C.R.E. que irão dinamizar actividades ao longo do próximo ano lectivo. Essas actividades não precisam necessariamente de ser realizadas na B.E.C.R.E. Isto simplesmente quer dizer que irão existir tempos semanais para a realização de actividades como esta na qual participaram, a médio e longo prazo. Como é lógico, esta actividade também poderá ser repetida.
Quarto, não faço a mínima idéia de quem ainda visita este blog. Qualquer destas situações não será possível caso ninguém se manifeste.
Fico à espera que escrevam qualquer coisa neste blog.
Chega ao fim mais um ano lectivo. Infelizmente, nem para todos é sinónimo de transição para o ano lectivo seguinte. No entanto, fico contente que pelo menos a maioria dos alunos que participaram nesta actividade conseguiram ultrapassar a maioria das dificuldades que manifestaram, permitindo assim a sua transição para o ano lectivo seguinte. Pode ser que no próximo ano lectivo demonstrem auto-disciplina suficiente para não voltarem a repetir os mesmos erros e dificuldades que quase lhes impediram a transição.
Entretanto, falando de outro assunto, espero ter o tempo necessário para conseguir elaborar a proposta de criação de um espaço no qual sejam privilegiadas actividades semelhantes a esta e outras que foram elaboradas no ano lectivo anterior. Para que se perceba que é possível a realização de actividades que ultrapassam o conceito tradicional de escola.
Volto a lembrar que me poderão contactar por mail ou por messenger através do meu e-mail:
Convoco todos os intervenientes para quinta-feira, dia 19 de Junho, à hora de sempre, onde lhes será entregue uma cópia dos temas (versão karaoke), e com alguns extras. Iremos também decidir qual o futuro deste projecto.
Foi no passado dia 14 de Junho a apresentação deste projecto a toda a comunidade. Agradeço a oportunidade de realização de uma actividade desta natureza, tendo em conta que foi toda realizada em período extra-escolar. Envio especiais agradecimentos a todos os que têm vindo a registar a sua opinião neste espaço, aos encarregados de educação por permitirem a participação dos seus educandos, e ainda a todos os intervenientes que não me deixaram ter intervalos durante as tardes de segunda, terça e quinta-feira: Ana Mafalda Alves, Ana Rita Ventura, Ana Sofia Freitas, André Dias, Andreia Piedade, Bianca Gonçalves, Daniela Fonseca, Dora Abreu, Fábio Santos, Gonçalo Martins, Kelly Kuhlen, Miriam Trinta, Rui Nogueira e Tatiana Fernandes.
Encontra-se em aberto a possibilidade de voltar a repetir a experiência.
A todos, envio votos de felicidades e de bom final de ano lectivo.
É já amanhã a apresentação deste projecto feito com base na disponibilidade e boa vontade de todos os intervenientes. Agradeço o apoio de todos que assim o têm manifestado, quer pessoalmente quer através de comentários neste blog. Costumo muitas vezes afirmar que a parte realmente interessante já passou, agora será simplesmente dar a conhecer o esforço de cerca de mês e meio de preparação. Tendo em conta as limitações, creio que de momento não será possível exigir mais de quem nele participa. A quem tem acompanhado a evolução deste trabalho no local ou através do site, e que irá estar presente na apresentação, é livre de acompanhar os oito temas que ao longo deste tempo de ensaio foram ganhando vida. Eu sei bem que cada um de vocês o compreende de uma maneira diferente, e que são capazes de se identificar mais com um do que com outro. Era esse um dos objectivos desta actividade. E a partir do momento em que se identificam, transparece facilmente para quem irá estar a ouvir amanhã, ou noutro dia qualquer.
Sei que é pouco o tempo disponível, mas se achasse que não era possível não colocava praticamente em cima da hora estas novas informações. Divirtam-se!
Costuma-se dizer que se não houver contratempos, não tem piada. Não sou muito apologista deste tipo de afirmações, sobretudo em situações nas quais ainda não sinta que um ligeiro contratempo seja facilmente ultrapassado. Sei que provavelmente não sou capaz de pedir mais de todos os intervenientes. Sei também que o tempo é escasso para poder estar a polir todas as arestas de forma a que a apresentação em palco seja aquela que fui imaginando. Sei que após estas semanas de preparação a minha paciência para determinadas situações encontra-se limitada (peço desculpa se por vezes possa ser excessivo). Lembro a todos que os próximos tempos não são para ficar de braços cruzados, à espera que as coisas apareçam feitas. Por isso, ouçam os temas, procurem identificar-se com eles, criem imagens mentais de todos os pormenores que acham importantes.
Terminou na quinta-feira passada a gravação dos oito temas, que entretanto já se encontram disponíveis para download no site (seleccionar "Temas" na barra superior).
Entretanto, coloco aqui também a hiperligação para a sua audição e download.
Caso encontrem alguma dificuldade em fazer o download dos temas, não hesitem em pedir mais informações através do meu e-mail.
Terça-feira começamos a preparar a apresentação em palco. Espero que se sintam preparados e bastante mais concentrados para ser possível aproveitar todo o (pouco) tempo disponível até à apresentação.
Embora não tenham ficado prontos todos os registos áudio dos temas, coloquei à mesma as audições tal como ficaram para os interessados ouvirem atentamente e dar a sua opinião (que diga-se de passagem seria algo inédito até ao presente momento), colocando o seu comentário neste blog.
No dia 19 de Maio deu-se início à gravação dos temas por parte dos intervenientes.
À medida que as gravações forem terminando, os temas para download irão ser actualizados para a versão definitiva, substituindo a versão instrumental que tem estado disponível.
Fiquem então com uma ideia de como irá ficar o produto final:
Decorreu a primeira semana de ensaios para a realização da actividade. Tal como suspeitava, a aderência tem vindo a crescer diariamente, deixando-me um tanto ou quanto surpreso, mas satisfeito por constatar que pelo menos as condições humanas para esta actividade estão presentes. Quase como uma criança impaciente, tenho sentido alguma ansiedade de que seja novamente terça-feira para dar continuidade a este trabalho. Para quem estiver interessado, e desde que não coincida com as actividades escolares, poderá assistir ou participar de acordo com o seguinte horário:
Terça-Feira das 13:50 às 15:20 (sala A1) Quinta-Feira das 13:50 às 15:20 (sala A7)
Agradeço que compreendam o facto de que este trabalho deriva única e exclusivamente da boa vontade e do tempo livre dos intervenientes, e deste modo, participarão apenas quem o demonstrar, além das informações que já coloquei numa mensagem anterior.
Devido ao âmbito vocal dos intervenientes, os temas para audição sofreram uma alteração na tonalidade, de modo a facilitar o trabalho individual a realizar pelos interessados. Deste modo, é sugerido a quem fez o download dos temas em data anterior à de hoje, que o voltem a fazer. Peço desculpa pelo incómodo.
Volto a relembrar a hiperligação para obter os temas em questão:
Foi hoje o primeiro momento ao qual se pode realmente afirmar o início das actividades. Poucos, mas com qualidade, adiantou-se mais do que suficiente. E com direito a boas surpresas, daquelas capazes de criar "pele de galinha" aos que pensam que já ouviram um pouco de tudo. E acaba por ser sempre bom voltar a ter presente alunos que já em actividades anteriores demonstraram algum interesse que entretanto se foi alimentando como bola de neve. As portas continuam abertas...
Informalmente, tenho falado com alguns alunos e antigos alunos que participaram em actividades semelhantes no ano lectivo anterior, para saber qual o seu interesse em participar nesta actividade.
Naturalmente, a preocupação de grande parte dos alunos é realizar um esforço suplementar no final deste ano lectivo para conseguir transitar de ano, o que dificulta a sua motivação para entrar nesta actividade. Posso afirmar naturalmente que não quero que a sua participação nesta representação seja impeditiva do mesmo, visto que não vão estar sujeitos a qualquer tipo de avaliação da minha parte. No entanto, caso queiram participar, têm de demonstrar que além da sua participação, irão desenvolver todos os esforços necessários para conseguirem transitar para o próximo ano lectivo. O que me interessa sobretudo é ter à minha frente alunos interessados em participar num projecto que provavelmente será oportunidade única na sua vida, e que deixem todas as inibições de lado relacionadas com o estar à frente de uma plateia, transportando a energia e pensamento positivo para os espectadores. Volto a lembrar, caso estejam interessados, afirmem para vocês próprios:
Não tenho medo de cantar Não tenho medo de me mexer Sei cumprir ordens
E se acharem que são capazes de colocar em prática, não tenham quaisquer complexos em contactar-me através do seguinte e-mail: joao.guerra.mail@gmail.com
Na página deverão seleccionar o tema, e de seguida clicar no ícone do play, que está colocado no topo do lado direito, na coluna onde entretanto surge a letra da canção.
Por enquanto, está presente apenas a parte instrumental que, logicamente, irá ter as respectivas partes vocais.
Este blog foi criado para registar a evolução de um projecto que irá ser desenvolvido com alguns alunos da Escola E. B. 2, 3 Fragata do Tejo. Consiste na interpretação de oito temas musicais com o objectivo de retratar alguns dos sentimentos pelos quais mais tarde ou mais cedo somos confrontados ao longo da vida. Todos os acompanhamentos musicais estão prontos, e por essa razão considerei que seria o momento ideal para o arranque. Ansioso pelo início dos trabalhos, aguardo agora o interesse por parte dos alunos que entretanto irão ser seleccionados.
O rei Vladimiro era o governador de um mundo distante. Sempre considerou que o seu povo deveria ser governado com base na força e temor, garantindo-lhe o devido respeito. Por sua ordem, e desde o falecimento da sua esposa, foi proíbido que fosse proferida a palavra "Amor", ou qualquer situação na qual o termo estivesse presente. Tinha uma única filha, Estrela, que um dia certamente o iria suceder. Embora nunca tivesse muito tempo para estar com ela, devido aos seus afazeres monárquicos, tentava sempre guardar um tempo na sua agenda para o encontro semanal com a sua legítima herdeira. Estrela era o oposto do pai: coração aberto, muitas dúvidas, com uma vontade enorme de conhecer o mundo, e tudo o que nele existe. Como estava a crescer, não conseguia arranjar resposta para as dúvidas que iam crescendo dentro de si. Certo dia, ao ler uma carta da sua mãe, encontrou uma palavra que nunca tinha visto na vida: "Amor" Decidiu que iria fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para descobrir o que era...
ELENCO:
Estrela - Miriam Trinta Jaime - Hélio Galvão Rei Vladimiro - Fábio Santos Margarida - Ana M. Alves Tucha - Tatiana Fernandes Bibá - Bianca Gonçalves Páti - Ana S. Freitas Nonô - NatachaAlmeida Tozé - Tiago Gonçalves Fred - Daniela Fonseca Dino - André Dias Mensageiro - Kelly Khulen